Geral

Lockdown é a única solução

Witzel ainda não admite medida

Por Anderson Justino

Publicado em 07/05/2020 01:00:00 Atualizado em 07/05/2020 01:00:00
No projeto, o governador Wilson Witzel garante o benefício integral, respeitando os limites constitucionais

O Ministério Público Estadual (MP-RJ) encaminhou, ontem, ao Governo do Estado do Rio e à prefeitura da capital, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que reforça a necessidade de uma medida restritiva mais radical para frear a expansão de contágio do novo coronavírus. Segundo a Fiocruz, o lockdown (isolamento total), é a solução urgente.

O governador Wilson Witzel já havia sido alertado pelo conselho de médicos e especialistas para que fossem adotadas medidas mais severas para manter o isolamento social. Maranhão, Pará e Ceará já decidiram adotar o lockdown.

Dados do governo do estado mostram que 60% da população permanecem nas ruas, o que pode acelerar a disseminação do vírus. Na terça-feira, Witzel evitou admitir o lockdown, embora tenha confirmado que o governo irá aumentar, de imediato, o rigor na fiscalização e punição.

Estabelecimentos comerciais não essenciais serão fechados e multados. Pessoas flagradas em aglomerações poderão ser autuadas pelo crime de desobediência.

Termina hoje o prazo dado pelo MP-RJ para que Witzel apresente estudo técnico com justificativas para que o estado adote o lockdown. Segundo o jurista Sergio Camargo, especialista em Direito Administrativo, o governador tem respaldo jurídico para determinar medidas mais radicais na pandemia.