Geral

Prefeitura desmonta barracas de ambulantes na Central do Brasil

Fiscalização visa a cumprir decreto municipal que suspende as atividades comerciais como medida de combate à Covid-19

Por MH

Publicado em 15/05/2020 00:00:00 Atualizado em 15/05/2020 00:00:00
Fiscais da Prefeitura do Rio desmontam barracas de camelôs na área da Central do Brasil

Fiscais da Prefeitura do Rio realizaram ontem uma operação na região da Central do Brasil, no Centro, onde desmontaram 18 barracas de ambulantes no entorno da estação. A ação conjunta, das secretarias de Ordem Pública (Seop) e de Fazenda, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, tinha por objetivo cumprir o decreto municipal que suspende as atividades comerciais não essenciais, como parte das medidas de combate à propagação da Covid-19 na cidade.

Ainda durante a operação, foram abordados 26 ambulantes, dos quais um foi autuado, e apreendidas diversas mercadorias, como chinelos e maços de cigarros contrabandeados, na Praça Procópio Ferreira. Um estabelecimento foi fechado na Rua Senador Pompeu.

Desde o dia 18 de março, a força-tarefa da prefeitura vem atuando diariamente na fiscalização do comércio, em toda a cidade. Até a quarta-feira passada, a Seop registrou o fechamento de 10.189 estabelecimentos, dos 14.123 vistoriados.

Em outra frente, a prefeitura, atuando após denúncias recebidas pelo Disk Aglomeração (1746), atendeu 5.963 ocorrências, entre 31 de março e 13 de maio. Os dez bairros que registraram o maio número de denúncias de irregularidades foram Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Taquara, Barra da Tijuca, Centro, Tijuca, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.