Geral

O tempo está passando

Após prazo da Justiça, estado anuncia calendário para abrir hospitais de campanha

Por MH

Publicado em 22/05/2020 00:00:00 Atualizado em 22/05/2020 00:00:00
Caminhões são vistos na obra do hospital de campanha de São Gonçalo, que deve ser aberto na quarta-feira

Após decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) que determinou "efetiva operação" de todos os leitos dos hospitais de campanha em até 20 dias, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou ontem um novo calendário para as inaugurações. Dos sete previstos com gestão do governo estadual, apenas o do Maracanã foi aberto até agora.

O Hospital de São Gonçalo está previsto para a quarta-feira (27) e o de Nova Iguaçu para o dia 29. Já os de Duque de Caxias, Nova Friburgo, Campos e Casimiro de Abreu serão abertos nos dias 1, 7, 12 e 18 de junho, respectivamente.

A desembargadora Isabela Pessanha Chagas determinou que a organização social Iabas, responsável pelos hospitais de campanha do estado, o Município do Rio e a RioSaúde, empresa municipal de saúde terão que comprovar a operacionalização ou o desbloqueio de todos os leitos para pacientes com síndrome respiratória aguda nestas unidades. A decisão do TJ-RJ isentou estado e município da obrigação de desbloquear leitos dos hospitais municipais Souza Aguiar, Miguel Couto e Salgado Filho e do Hospital Universitário Pedro Ernesto para o tratamento. A justificativa foi não prejudicar o tratamento de outros pacientes internados e que precisam de atendimento durante a pandemia.

Atualmente, a lista de espera por vagas estaduais para tratamento da Covid-19 é de 212 pessoas para leitos de enfermaria e 257 para leitos de UTI, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.