Geral

Prefeitura do Rio vai divulgar dois números para óbitos por Covid-19

Secretaria iria contabilizar mortes pelo número de sepultamentos na cidade, mas subnotificação preocupou especialistas

Por MH

Publicado em 29/05/2020 00:00:00 Atualizado em 29/05/2020 00:00:00
Contagem baseada em sepultamentos poderia falsear realidade

A Prefeitura do Rio vai passar a divulgar números discriminados por hospitais e cemitérios no painel que contabiliza os óbitos pela covid-19. Na segunda-feira, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, anunciou que a pasta iria contabilizar as mortes somente pelo número de sepultamentos pela doença. Mas, com esse método, a diferença entre os dois cenários chegou a dar 1.280 mortes a menos no novo critério, o que poderia dar a impressão de menor gravidade da pandemia na cidade. Tudo isso justamente no momento em que a prefeitura começava a falar sobre flexibilizar o isolamento social.

Na quarta-feira, as informações apresentadas pela prefeitura, com base nos atestados de óbito, davam conta de 1.855 mortes pelo novo coronavírus, mas o número divulgado pelo Ministério da Saúde, baseado nos hospitais, somavam 3.135. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os sepultamentos por covid-19 foram incluídos para estimar, em tempo real, o número diário de mortes pela doença.

Segundo a SMS argumentou, essa investigação depende da notificação pelo serviço de saúde, resultado de exames e análise de dados de declaração de óbitos pelo Sistema de Investigação de Mortalidade. "Não houve nenhuma mudança na orientação e as ações para conter o avanço da covid-19 continuam sendo tomadas com base nos dados epidemiológicos, de acordo com critérios do Ministério da Saúde", emendou a secretaria.