Mais Lidas

Transportes lotados

Ônibus, BRT e trens da Supervia continuam a funcionar com excesso de passageiros

Na estação de trem de Madureira, passageiros formam aglomeração para embarcar. Ônibus e BRT continuam a circular com mais passageiros do que o recomendado
Na estação de trem de Madureira, passageiros formam aglomeração para embarcar. Ônibus e BRT continuam a circular com mais passageiros do que o recomendado -

A primeira semana de afrouxamento da quarentena registrou aglomerações nos transportes públicos. Nos horários de pico, trens, ônibus e BRTs circulam superlotados e com passageiros sem máscaras. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) afirma que houve reforço na fiscalização e que foram feitas 1.067 autuações.

Contudo, o que se vê, principalmente no BRT, são pessoas amontoadas. O consórcio BRT afirma que toda a frota sai dos pontos apenas com passageiros sentados, ou seja, 30% da lotação. Para o consórcio, a fiscalização e impedimento do embarque deve ser feito pela prefeitura. "Destacamos que o controle efetivo de acesso de passageiros aos ônibus cabe aos agentes públicos com poder de polícia, já que os controladores de estação e os motoristas não têm o poder de barrar passageiros", diz o BRT.

Segundo a Guarda Municipal a atuação nas estações é complementar às atividades obrigatórias do BRT, "o controle de acesso e o ordenamento de filas cabem ao consórcio". A PM informou que, desde o início da pandemia vem atuando em apoio às prefeituras em ações de ordenamento urbano e demais medidas para conter a disseminação do coronavírus.

A Supervia informou que desde segunda-feira garante 522 mil lugares a mais por dia nos trens, aumento de 60% em relação à semana passada e defende uma escala no horário para evitar concentração nos transportes.

 

Comentários