Mais Lidas

Até parece que acabou

Shoppings e praias ficam cheios após relaxamento da quarentena

A reabertura dos shoppings e o retorno gradual às praias podem dar a impressão de que a pandemia de Covid-19 foi superada e que a vida já está voltando ao normal. Ontem, filas se formaram nas entradas de shoppings antes da abertura, às 12h, e os estabelecimentos tiveram grande movimentação. As praias das zonas Sul e Oeste também receberam muitos banhistas. No calçadão e na orla, pessoas caminhavam sem máscara e outras aproveitavam o dia de altas temperaturas nas areias, mesmo com a proibição.

O decreto da prefeitura do Rio estabelece que a prática esportiva no mar está permitida, mas a permanência na areia, não. No início da tarde, policiais militares precisaram intensificar o policiamento e banhistas foram retirados da areia da Praia do Leblon.

Para a doutora em imunologia e professora do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), Fernanda Marques de Carvalho, a retomada das atividades é um risco. "A abertura de todo o comércio deve ser gradativa e reavaliada diariamente, com base no número de casos, óbitos e capacidade dos leitos. Caso haja queda do número de casos e óbitos, e a capacidade hospitalar aumente, ainda não é sinal verde para completa liberação. Esse cenário deve ser mantido até que, de fato, seja seguro a continuação da reabertura gradual."