Mais Lidas

MPF denuncia Sara Winter por injúria e ameaça contra ministro Alexandre de Moraes

Extremista não foi denunciada por crimes contra a Lei de Segurança Nacional e, caso condenada, será obrigada a reparar ministro em valor mínimo de R$ 10 mil

Sara Winter é bolsonarista e fez ameaças a autoridades via web
Sara Winter é bolsonarista e fez ameaças a autoridades via web -
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta terça-feira a extremista Sara Winter pelos crimes de injúria e ameaça, "praticados de forma continuada", contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Após ser alvo de buscas no inquérito das fake news, a bolsonarista xingou e fez uma série de ameaças contra o ministro, chamando-o para "trocar socos".

A extremista não foi denunciada por crimes contra a Lei de Segurança Nacional. Caso condenada, será obrigada a reparar Alexandre de Moraes em valor mínimo de R$ 10 mil por danos morais, indicou o MPF.

A acusação é assinada pelo procurador da República Frederick Lustosa e foi enviada à 15ª Vara de Justiça Federal. Na peça, Lustosa diz que a bolsonarista utilizou as redes sociais "para atingir a dignidade e o decoro do ministro, ameaçando de causar-lhe mal injusto e grave, com o fim de constrangê-lo".

Lustosa enviou cota junto à denúncia argumentando que a conduta de Sara não afrontou a Lei de Segurança Nacional, "já que não houve lesão real ou potencial dos bens protegidos pela norma". Na avaliação do procurador, a extremista "não impediu de fato o livre exercício da judicatura do ministro, nem da Suprema Corte de maneira geral".

A cota registra que tais indicações "não implicam em atribuir desvalor penal à conduta" de Sara. "A atuação do MPF considerou a mensuração da atitude de Giromini, bem como precedentes verificados na Câmara de Coordenação Criminal do órgão", indicou ainda a Procuradoria em nota.

O procurador também destacou na cota enviada à Justiça que sua atuação se pauta "exclusivamente pela valoração dos fatos e provas constantes dos autos" e é "isenta e desvinculada de qualquer viés ideológico ou político-partidário, muito menos suscetível a qualquer tipo de pressão interna ou externa".

Condução do caso

Como mostrou o Estadão, Lustosa foi cobrado pela Corregedoria do Ministério Público Federal sobre a condução do caso. Nos bastidores havia preocupação com a lentidão para a tomada de medidas concretas com relação à Sara e integrantes do grupo bolsonarista "300 do Brasil". Após avaliação na Procuradoria-Geral da República e no próprio Supremo Tribunal Federal sobre a demora para tomada de atitude, a PGR decidiu pedir a prisão preventiva de Sara e de outros cinco lideranças do "300 do Brasil".

Galeria de Fotos

Sara Winter. Reprodução do Instagram Reprodução do Instagram
Além de Sara Winter, líder do grupo de direita, outras cinco apoiadores de Bolsonaro também foram presos Reprodução Twitter
Sara Winter é bolsonarista e fez ameaças a autoridades via web Reprodução/Twitter
Sara Winter Reprodução do Instagram
Sara Winter Reprodução do Instagram
Grupo 300 do Brasil, com a militante bolsonarista Sara Winter à frente Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
Sara Winter e o grupo "300 do Brasil" protestam com tochas e máscaras em frente ao STF Reprodução / Instagram
Sara Winter Reprodução do Instagram
Sara Winter Reprodução / Redes Sociais