Mais Lidas

Luta contra a pandemia

Crivella inaugura obras de Polo de Cuidado Comunitário em Campo Grande

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, neste domingo, a obra do primeiro Pólo de Cuidado Comunitário em Campo Grande, na Zona Oeste
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, neste domingo, a obra do primeiro Pólo de Cuidado Comunitário em Campo Grande, na Zona Oeste -

O bairro de Campo Grande, na Zona Oeste, vai receber um Polo de Cuidado Comunitário. Ontem, o prefeito Marcelo Crivella inaugurou as obras da unidade, que funcionará no pátio do Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, e dará assistência aos pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

O Polo começa a atender sexta-feira. "Essa enfermaria é uma inovação, porque ela vai controlar o contágio e evitar que essas pessoas precisem de leito de UTI. Aqui nesse polo, que fica ao lado do centro de imagem, as pessoas que sentirem os primeiros sintomas de Covid poderão ser tratadas e ficarão sob a vigilância de médicos e enfermeiros", disse Crivella.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o local terá enfermaria com 24 leitos de observação clínica e funcionará 24 horas por dia. O espaço vai oferecer coleta de exames laboratoriais de rotina (laboratório conveniado) e urgência (unidades de 24h de referência); testagem rápida de pacientes com critérios de inclusão; centro de Imagem com radiografia simples e tomografia computadorizada; acompanhamento por equipe multidisciplinar (fisioterapia, nutrição, psicologia); e estabilização de pacientes graves até a remoção.

"Os atendimentos serão a pessoas com doenças crônicas e que estiverem com sintomas gripais e de Covid. Elas ficarão em observação por até 72 horas e, quem precisar de internação, será levado para os nossos hospitais, que estão com leitos exclusivos para covid sobrando diante da redução dos casos da doença", afirmou a secretária de saúde, Beatriz Busch.

O objetivo é receber pacientes com síndrome gripal, do grupo prioritário, que foram atendidos no local ou encaminhados de Unidades de Atenção Primária.

Covid-19 se espalha por toda a América Latina

O coronavírus se propaga de maneira implacável pela América Latina, com Brasil e México à frente, com novos recordes diários de contágios. Com cerca de 35 mil casos novos, o Brasil chegou a marca de 1.067.576 contágios sábado, dia em que foram confirmados 1.022 óbitos, elevando o total a 49.976, números que deixam o pais atrás apenas dos Estados Unidos.

O Chile, outro ponto de surto, com 236.748 infectados, informou sábado que a pandemia matou 7.144 pessoas, 75% a mais do que as registradas até o momento, após adicionar os casos prováveis.

O México também relatou mais de 5 mil novos casos confirmados nas últimas 24 horas, totalizando mais de 170 mil casos e 20.394 falecimentos.

O avanço leva as autoridades latino-americanas a recuar em seus planos desconfinamento. Na Cidade do México, que programava a reabertura de mercados e restaurantes para a próxima segunda-feira, foi prorrogados o fechamento por mais uma semana.

Estado do Rio tem 96.133 casos

Até ontem, o Estado do Rio contabilizava 96.133 casos confirmados e 8.875 óbitos por coronavírus. Há ainda 1.152 óbitos em investigação, e 290 foram descartados. Até o momento, entre os casos confirmados, 76.821 pacientes se recuperaram da doença. A informação foi divulgada, através de um boletim, pela Secretaria de Estado de Saúde. A capital lidera a lista de municípios com mais casos (50.430) e mortos (5.832). Niterói aparece em segundo no número de confirmações (5.370) e em quinto no número de vítimas fatais (175). O segundo município com mais mortes é Duque de Caxias (371), seguido de São Gonçalo (351) e Nova Iguaçu (315). 

Comentários