Mais Lidas

Weintraub pode ser chutado dos EUA

Norma de segurança americana pode atrapalhar 'fuga'

Enquanto Abraham Weintraub aparentemente comemora seus dias de ex-ministro da Educação longe do alcance do Supremo Tribunal Federal (STF), onde responde a dois inquéritos, uma notícia pode representar um balde de água fria em seus planos. Segundo publicou a revista IstoÉ, se Weintraub realmente tiver usado a prerrogativa de funcionário de governo para entrar nos estados Unidos, poderá ser deportado.

Weintraub chegou aos EUA por Miami. A viagem foi feita em avião comercial e em classe econômica. Apesar de ter anunciado a saída do Ministério da Educação, ele ainda continuava como ministro e usou passaporte diplomático para entrar nos EUA, país que fechou as fronteiras a brasileiros 'normais' por conta da Covid-19.

Mas uma norma do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos pode colocar um fim a essa estratégia de 'fuga'. Segundo a norma, aqueles que "contornarem a aplicação dessa proclamação através de fraude, deturpação intencional de um fato material ou entrada ilegal serão prioridades na remoção."

Interino

Até que o Planalto decida quem vai para o lugar de Weintraub no MEC, assume interinamente o economista Antônio Paulo Vogel de Medeiros, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.