Mais Lidas

Aulas em agosto

Prefeitura adia data e Sepe-RJ cogita greve

Prevista para o início de julho, a volta às aulas no município do Rio deve acontecer apenas no final de agosto. O adiamento foi indicado ontem, pela secretária municipal de Saúde Beatriz Busch em audiência virutal da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores.

"Para proteger funcionários e alunos, prorrogamos o prazo, atendendo recomendação do Senado. Na quarta, vamos editar o decreto. A volta às aulas deve ocorrer no final da sexta fase do cronograma, prevista para 15 de agosto", disse.

O cronograma foi rejeitado por parte do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), que participou da reunião. A coordenadora do sindicato, Izabel Paolino, afirmou que, caso as aulas voltem em agosto, o Sepe-RJ deverá entrar em greve. "Estamos em um processo de flexibilização irresponsável. A Educação não volta sem a pandemia estar totalmente controlada", avisou Paolino.

Presidida pelo vereador Célio Lupparelli (DEM), a comissão ouviu ainda representantes entidades de estudantes, pais e responsáveis, do Ministério Público e da Fiocruz. A maioria dos debatedores foi contra o retorno em julho, como havia sido anunciado. A secretária de Educação Talma Romero informou que a retomada das aulas será discutida comitê para elaborar o calendário e os protocolos de volta às aulas.

"É precoce marcar qualquer data. Não temos certeza de quando a pandemia irá acabar nem as escolas estão preparadas para receber aulas. Precisamos de planejamento", disse o vereador Tarcísio Motta (PSOL).