Geral

Comércio prevê queda

Dia dos Namorados faz lojas se reinventam para melhorar as vendas

Por MARINA CARDOSO

Publicado em 09/06/2020 00:00:00 Atualizado em 09/06/2020 00:00:00
No Shopping Plaza Niterói, consumidor retira presente no estacionamento para Dia dos Namorados

Assim como no Dia das Mães, o comércio carioca se prepara para um Dia dos Namorados diferente. Por conta do isolamento social, que ainda segue com restrições para shoppings e lojas de rua, as compras on-line devem ser feitas com entregas em domicílio ou drive-thru. Para a comemoração deste ano, na sexta-feira, a data deve movimentar cerca de R$ 788 milhões no comércio do Estado do Rio. Segundo pesquisado Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o valor é 42% menor que em 2019.

Além da queda na expectativa do comércio, o estudo revela que haverá redução tanto no gasto médio com presentes — R$ 167,78 (2019) para R$ 148,90 (2020) —, como no número de consumidores que devem presentear na data — 8,1 milhões (2019) e 5,3 milhões (2020), respectivamente.

Entre as lembranças preferidas estão roupas (26,7%), perfumes e cosméticos (22,5%), calçados, bolsas e acessórios (20,3%) e flores (15,5%). Para o diretor do IFec RJ, João Gomes, o segmento de roupas e calçados foi um dos mais afetados. "A despeito da queda interanual do volume financeiro gerado pelo Dia dos Namorados neste ano, as empresas e comerciantes do setor que resistiram à crise até agora verão o resultado de junho ser superior aos resultados observados em abril e maio em função da data comemorativa", ressalta.

No NorteShopping, Shopping Tijuca e Plaza Niterói, há a possibilidade de vale-compras pela internet, entregas em casa e drive-thru. A venda antecipada de vale-compras é feita pelo site www.ciclodobemshopping.com.br, na qual o consumidor pode retirar o produto após a reabertura dos centros comerciais. Mas ainda é possível a compra do item via delivery, que realiza em até 24 horas.