Geral

Na Corte Penal de Haia

PDT entra com ação no exterior contra Bolsonaro por 'crimes contra a Humanidade'

Por Martha Imenes

Publicado em 10/06/2020 00:00:00 Atualizado em 10/06/2020 00:00:00
Jair Bolsonaro

As ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, ou falta delas, levaram o PDT a denunciar o presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. O presidente é acusado de crimes contra a Humanidade por suas falas atravessadas sobre medidas de isolamento e pela ingerência na Saúde.

De acordo com a denúncia, Bolsonaro tem contrariado e atrapalhado recomendações globais para reduzir a velocidade de contágio entre os brasileiros, o que teria trazido o Brasil para a situação de mais de 37 mil mortos e 700 mil casos confirmados da doença.

Entre as evidências apresentadas estão frases como a classificação da pandemia como uma "gripezinha", a campanha "O Brasil não pode parar", que depois foi retirada de divulgação dos meios oficiais do governo, a participação frequente de Bolsonaro em atos com caráter antidemocrático, com faixas e bandeiras com pedidos de intervenção militar, fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso, assim como a sua presença em lanchonetes ou feiras abertas, que causaram aglomeração, contrariando as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o distanciamento e o isolamento social, por exemplo.

"Não há dúvidas de que as falas irresponsáveis proferidas pelo presidente da República sobre o novo coronavírus influenciam o comportamento dos cidadãos para o descumprimento das medidas necessárias ao combate da covid-19", diz o documento apresentado pelo PDT.