Geral

Vistoria em hospitais

Comissão de Saúde visita três hospitais e constata existência de leitos ociosos

Por MH

Publicado em 12/06/2020 00:00:00 Atualizado em 12/06/2020 00:00:00
Hospital Ronaldo Gazolla é referência no cuidado de pacientes com Covid-19

Uma comissão de Saúde, composta pelos deputados Pedro Paulo (federal, DEM-RJ) e Renan Ferreirinha (estadual, PSB-RJ), e o ex-secretário de saúde do município do Rio Daniel Soranz, vistoriou, ontem, o Hospital de Campanha do Riocentro e o Hospital Ronaldo Gazolla, de gestão municipal, e o Hospital de Campanha do Maracanã, do estado, unidades de referência no combate à Covid-19.

Durante a manhã, a visita ao Ronaldo Gazolla, em Acari, mostrou que há vários materiais de desinfecção importados que sequer foram utilizados na unidade. A comissão constatou, também, que 170 dos 380 leitos destinados à Covid-19 estão desocupados, espaço apontado como suficiente para receber os cerca de 90 pacientes internados, atualmente, no Hospital de Campanha do Riocentro, em Jacarepaguá.

"Se a unidade de Acari estivesse trabalhando com toda a sua capacidade, não precisaria de Hospital de Campanha. O Riocentro tem 500 leitos e, no pico, recebeu até 150 pacientes. Deveriam ter cortado o gasto com Hospital de Campanha porque é mais barato manter um hospital já existente na rede e apenas equipá-lo para o combate à Covid-19", afirmou Pedro Paulo. A comissão recebeu, ainda, denúncias de falta de EPIs no Ronaldo Gazolla, com profissionais alegando escassez de máscaras para trabalhar em segurança.