Geral

Mais dois no xadrez

Superintendente da Saúde é um dos presos em operação que investiga desvio de dinheiro

Por Anderson Justino

Publicado em 18/06/2020 00:00:00 Atualizado em 18/06/2020 00:00:00
Carlos Duboc é superintendente da Secretaria Estadual de Saúde

Em mais uma fase da Operação Mercadores do Caos, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio prenderam o superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria Estadual de Saúde, Carlos Frederico Duboc. Investigações apontam que ele faz parte do grupo comandado pelo ex-subsecretário de Saúde do estado Gabriell Neves, acusado de desviar mais de R$ 18 milhões dos cofres públicos do Rio de Janeiro em compras de respiradores para o combate à Covid-19, que jamais foram entregues.

A operação de ontem teve a participação do Ministério Público do Distrito Federal, que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Brasília, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada do Rio.

No Rio de janeiro, também foi preso o empresário Anderson Gomes Bezerra, na casa dele, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte. Já o superintendente Carlos Duboc foi localizado em um condomínio de luxo em Pendotiba, em Niterói. Em resposta à prisão, o governador Wilson Witzel determinou à Secretaria Estadual de Saúde que agilizasse a exoneração de Duboc.

O superintendente estava na pasta desde a administração do ex-secretário Edmar dos Santos, exonerado em maio, por suspeitas de irregularidades na gestão de contratos para a construção de hospitais de campanha no estado. Apesar das denúncias, permaneceu no cargo com a chegada do novo secretário, Fernando Ferry.