Mais Lidas

Reabertura do INSS pode não acontecer

Fenaps alerta para risco de contaminação e ameaça com greve

Rio - Coronavirus - 24/06/20 - Covid19 -  - Coronavirus -  Fachada da agencia da Previdencia Social, na Avenida N.S.Copacabana.  Fotos: Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Rio - Coronavirus - 24/06/20 - Covid19 - - Coronavirus - Fachada da agencia da Previdencia Social, na Avenida N.S.Copacabana. Fotos: Estefan Radovicz / Agencia O Dia -

A reabertura dos postos do INSS a partir do dia 13 — para atender agendamentos que ficaram represados por causa da pandemia do coronavírus — pode não ocorrer. E se o INSS insistir, servidores ameaçam com greve. Representantes dos trabalhadores enviaram ofício aos ministérios Público Federal e do Trabalho, e para o presidente da Câmara dos Deputados, alertando sobre os riscos do retorno ao trabalho em meio à pandemia.

O pedido ganhou reforço em ofício enviado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) para o Ministério da Economia e ao INSS. A associação também é contra a reabertura dos postos diante do quadro crescente de contaminação e afirma que as perícias não serão retomadas.

Por conta dessa reabertura, que segundo a Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenaps) é prematura, o clima ficou tenso ontem durante reunião da federação com o presidente do INSS, Leonardo Rolim. Viviane Peres, diretora da Fenaps, conta que a proposta de abertura é dia 13, mas os servidores tem que estar nas agências dia 6.

"Hoje (ontem) é quinta-feira e o INSS quer que os servidores estejam nas agências na segunda, mas não sabe quais serão essas agências e nem fez levantamento de quantos estão em grupo de risco". Viviane informou que sindicatos estaduais estão fazendo assembleias com indicativo de greve, caso o INSS não volte atrás. "Domingo teremos plenária", finaliza.

O vice-presidente da ANMP, reforça a avaliação da Fenaps: "Estamos trabalhando com o governo pelo convencimento da necessidade do adiamento da reabertura das agências devido à piora da crise da Covid", conta Francisco Eduardo Cardoso.

Comentários