Mais Lidas

SC tem Covid no esgoto

Vírus foi detectado em novembro, em Florianópolis

Partículas do novo coronavírus foram encontradas em duas amostras do esgoto de Florianópolis, capital de Santa Catarina, colhidas em 27 de novembro de 2019, dois meses antes do primeiro caso relatado no Brasil.

A descoberta é descrita na pesquisa SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade de Burgos (Espanha) e da startup BiomeHub.

Até agora é o relato da primeira presença confirmada do vírus nas Américas. A professora da UFSC Gislaine Fongaro lembra que estudos semelhantes encontraram o vírus no esgoto de Wuhan, na China, em outubro, e na Itália, no início de dezembro de 2019.

Na pesquisa, foram analisadas amostras congeladas de esgoto bruto da capital, que tinham sido coletadas, inicialmente, por outros estudos dentro da universidade, do final de outubro do ano passado até o início de março de 2020, da rede pública da região central de Florianópolis. A ideia dos pesquisadores foi investigar o material como ferramenta epidemiológica.

Comentários