Mais Lidas

UFRJ desenvolve teste sorológico da covid-19 a menos de US$ 1

Exame ainda mostra a produção de anticorpos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um teste sorológico de detecção da covid-19 que custa menos de um dólar, cerca de R$5,32, e mostra a produção de anticorpos após o contágio da doença. O modelo tem como base a proteína S presente no coronavírus, que já é produzida em laboratório desde fevereiro deste ano. A iniciativa é uma parceria com a unidade Bio -Manguinhos da Fiocruz e a empresa FK Biotecnologia-Imunobiotech.

A coordenadora do projeto, Leda Castilho, destacou a a importância dos testes no combate a doença. "Os testes que detectam anticorpos são muito importantes para compreender a disseminação da doença, subsidiar modelos epidemiológicos, auxiliar no desenvolvimento de vacinas, assim como permitir que decisões de políticas públicas sejam cientificamente embasadas", afirmou.

A profissional garantiu ainda que essa modalidade de testagem inclui o diagnóstico de "cerca de 80% dos indivíduos infectados que não apresentam sintomas, mas que podem ter contribuído para transmitir o vírus", disse ela.