Mais Lidas

Consultas médicas são retomadas em Volta Redonda

Prefeitura disponibilizou atendimento em nove especialidades. Agendamentos já podem ser feitos

Volta Redonda retoma consultas com especialistas no Centro Municipal de Saúde, antigo Santa Margarida
Volta Redonda retoma consultas com especialistas no Centro Municipal de Saúde, antigo Santa Margarida -
A prefeitura retomou no último dia 13 a oferta de consultas para nove especialidades médicas. O atendimento com hora marcada já pode ser feito no Centro Municipal de Saúde (antigo Santa Margarida), no bairro Niterói, que passou a sediar o serviço ambulatorial especializado da Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza - oferecido no Estádio Raulino de Oliveira -, e do Hospital São João Batista. As consultas foram interrompidas no final de março, devido à pandemia. O prefeito Samuca Silva conferiu de perto o primeiro dia de atendimento na unidade. Ele conversou com médicos e pacientes e também visitou as instalações da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, que passou a funcionar no local. “Estamos retomando a oferta de consultas com especialistas gradativamente. A princípio serão quase 650 atendimentos por semana. O número limitado de pacientes faz parte das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus”, disse o prefeito, lembrando que o local passou por sanitização.

Aresia da Silva se consultou com um pneumologista e se sentiu confiante: “É bom voltar ao médico e me sentir segura com o esquema de segurança contra a covid-19”. As consultas de primeira vez serão agendadas pelo Sisreg, conforme a gravidade. Outras demandas serão acolhidas pelas unidades da Atenção Básica, que vão direcionar os casos para avaliação dos especialistas.

Secretária de Saúde, Flávia Lipke, explicou que a fusão do atendimento especializado à população no Centro Municipal de Saúde foi necessária, pois o Hospital de Campanha para a covid-19 funciona no mesmo local da policlínica. “Não podemos oferecer riscos aos pacientes”, disse, lembrando que, também para evitar o contágio pelo novo coronavírus, serão ofertadas 14 consultas para cada especialidade por dia, com intervalo de 30 minutos, no primeiro andar da unidade, entre 7h e 17h, de segunda à sexta-feira. Vale ressaltar que a regulação para cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, ortopedia, urologia e dermatologia obedece aos critérios de gravidade.