Mais Lidas

Alemanha prepara show para testar poder de infecção do coronavírus em grandes eventos

Objetivo é elaborar modelos para que artistas e atletas possam voltar a se apresentar a grandes públicos

Mundo estuda formas de retomar shows. Na foto, pessoas no espaço
Mundo estuda formas de retomar shows. Na foto, pessoas no espaço "Shows dentro do seu carro", na Califórnia, nos EUA -
Pesquisadores da Alemanha estão preparando um show para testar o poder de infecção do coronavírus em grandes eventos. As informações são da Deutsche Welle.
O experimento está orçado em quase 1 milhão de euros, sendo financiado principalmente pelos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt. O objetivo é elaborar modelos para que artistas e atletas possam voltar a se apresentar a grandes públicos
A ideia é organizar um show na arena de Leipzig, no leste da Alemanha, no dia 22 de agosto, com um público de 4 mil pessoas saudáveis. O artista escolhido para o espetáculo é o cantor pop alemão Tim Bendzko.
Todas os participantes do experimento deverão testar negativo para coronavírus e receberão máscaras de proteção do tipo FFP2 e desinfetante fluorescente - que, além de higienizar, irão deixar à mostra as superfícies do corpo que tiveram mais contato com outras pessoas. 
O público também receberá um dispositivo para monitorar os movimentos de cada um. "Eu acredito que o maior desafio será a análise dos dados", afirmou o líder do projeto, Stefan Moritz, à agência de notícias DPA. "Porque teremos que medir os contatos de todos os outros participantes em um raio de 30 metros a cada cinco segundos durante um dia inteiro."
Haverá três cenários diferentes: um em que os voluntários entrarão por duas portas diferentes e sem regras de distanciamento, outro em que haverá mais portas e medidas mais restritas de higiene e distância, e ainda outro em que os participantes ficarão sentados nas arquibancadas, respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre cada um.