Mais Lidas

Polícia Federal cumpre 25 mandados de busca e apreensão da "Operação Mercado das Armas"

No Rio, os alvos foram a comunidade Vila Aliança, na Zona Oeste, e o bairro de Inhaúma, na Zona Norte

PF deflagrou operação contra o tráfico internacional de armas e acessórios em 8 Estados
PF deflagrou operação contra o tráfico internacional de armas e acessórios em 8 Estados -
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a "Operação Mercado das Armas" contra suspeitos de integrarem um grupo especializado na prática do crime de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios. Cerca de 130 policiais federais estão cumprindo 25 mandados de busca apreensão e um mandado de prisão preventiva no Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. As medidas judiciais são decorrentes de representação policial perante a 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.
No Rio de Janeiro, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão na comunidade Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio e em Inhaúma, na Zona Norte.
Durante as investigações a PF identificou a atuação de suspeitos nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo, que atuavam em associação na importação, transporte e remessa de armas de fogo e acessórios, que teriam como destino estados brasileiros.
A operação foi deflagrada após armas de fogo e acessórios serem apreendidos escondidos dentro de equipamentos eletrônicos, como rádios, panelas elétricas e climatizadores, que eram transportados pelos Correios e transportadoras privadas.
Ainda segundo a PF, os objetos eram importados do Paraguai pelos investigados, e contavam com o auxílio de atravessadores paraguaios para chegar ao Brasil. Um dos acessórios importados do Paraguai e comercializado pelos investigados é o denominado Kit Roni que, em um de seus modelos para uso exclusivo com pistolas de airsoft, era transformado para uso com armas de fogo e munições reais, tornando o equipamento em uma espécie de submetralhadora, podendo-se utilizar carregadores estendidos e seletores de rajadas.
A importação desse acessório era realizada de forma ilegal, sem os certificados necessários e vendidos por plataformas virtuais sem o fornecimento de notas fiscais.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Se condenados poderão ter penas de até 12 anos de prisão.  
 Mandados de busca e apreensão:

•Ceará (2 Fortaleza);
•Espírito Santo (2 Cariacica);
•Minas Gerais (4 Belo Horizonte);
•Paraná (2 São José dos Pinhais, 1 Foz do Iguaçu, 1 Santa Terezinha de Itaipu, 2 Guaratuba);
•Rio de Janeiro (3 Rio de Janeiro);
•Rio Grande do Sul (1 Caxias do Sul);
•São Paulo (2 Araraquara, 1 Cabreúva, 1 Campinas, 2 Várzea Paulista) 
•Sergipe (1 Aracaju).

Mandado de prisão preventiva:

•Minas Gerais (1 Brumadinho)