Mais Lidas

Veterinária alerta sobre a importância de vacinar os pets em tempos virais

DogHero promoverá campanha de vacinação durante todo o mês de agosto

Gatos e cachorros
Gatos e cachorros -
Agosto é tradicionalmente conhecido como o período de vacinação de cães e gatos devido às campanhas anuais promovidas por ONGs e Prefeituras, com o objetivo de prevenir doenças e manter o controle de zoonoses que são transmitidas para os humanos. Com o propósito de manter a saúde e bem-estar da comunidade pet, a DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, vai promover a campanha de vacinação durante todo o mês, para conscientizar os tutores sobre a importância da vacinação.

"Muitos pais e mães de pets costumam vacinar os animaizinhos apenas quando filhotes, mas é necessário reeducar esses tutores sobre a importância da vacinação anual. Além disso, vivemos a pandemia do COVID-19, em que ainda não há confirmação dos órgãos de saúde sobre a contaminação de cães e gatos com o novo coronavírus, mas devemos cuidar da imunidade do pet mantendo a carteira de vacinação em dia e uma alimentação saudável", lembra a especialista da DogHero, Amanda Peres.

Os cães devem ser vacinados obrigatoriamente com a antirrábica (contra a raiva) e a v8 ou v10. Já as vacinas contra giárdia, tosse dos canis e leishmaniose são opcionais, mas necessárias para a saúde do cachorro e devem ser aplicadas somente após a avaliação de um médico veterinário que irá avaliar a real necessidade do seu animal tomá-las a. No caso dos gatos, os tutores devem vaciná-los com a v3, v4 ou v5. "As vacinas contribuem para evitar doenças que possam ser fatais para os pets, como a parvovirose e a cinomose e ou que sejam zoonoses, ou seja, aquelas que podem ser transmitidas para os humanos, como por exemplo a raiva. O cuidado com os animais em épocas virais deve ser redobrado para todos os pets, mas se o animal for filhote ou idoso, o tutor deve dar uma atenção maior", lembra a veterinária.

O pai ou mãe de pet deve sempre consultar um especialista de confiança para avaliar quais outras vacinas o pet precisa, de acordo com o risco de exposição e estilo de vida do animalzinho. As imunizações contra parvo virose, e gripe canina, por exemplo, são geralmente indicadas para os animais que frequentam escolinhas, creches, hospedagens ou frequentam lugares públicos como eventos e exposição.