Mais Lidas

Sindicato dos professores aprova greve caso Prefeitura do Rio convoque atividades presenciais

Maioria dos profissionais da rede municipal votou a favor da greve

Sindicato dos professores decide por greve caso Prefeitura do Rio convoque para atividades presenciais
Sindicato dos professores decide por greve caso Prefeitura do Rio convoque para atividades presenciais -
Rio - O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ) aprovou, durante assembleia virtual, a proposta de entrar em greve à medida que forem convocados para o retorno das atividades escolares presenciais nas escolas, previstas pela Prefeitura do Município a partir de 3 de agosto.
Na assembleia foram apresentadas diversas falas nas quais os profissionais de educação, além de diretores do sindicato, se colocaram contra a volta às aulas enquanto a pandemia não estiver controlada, segundo padrões estabelecidos por entidades sanitárias e científicas, tendo a Fiocruz e universidades públicas à frente.
A maioria dos profissionais da rede municipal votou “sim”: foram 263 votos totais, com 233 participantes votando a favor da greve (88,59%); 11 votos contrários (4,18%) e 19 abstenções (7,22%).
Também, em audiência do sindicato com a secretária Talma Romero Suane realizada nesta quarta-feira, dia 29, a diretoria do Sepe apresentou vários elementos e reafirmou o perigo para toda a comunidade escolar da volta apressada às atividades, como quer o prefeito e a SME – perigo não só para os profissionais, mas para estudantes, pais e responsáveis.

O Sepe reafirma que prestigia a comunidade científica, que de forma ampla e pública indica ser o retorno nesse momento inapropriado.

No sábado, a rede estadual de educação realizará assembleia e votação online para discutir a proposta de greve contra a volta das atividades presenciais em agosto. O link de cadastro para que os profissionais do estado participarem já está disponibilizado em nosso site.