Ajuda na solução de problemas
Plataforma mediará conflitos da área da saúde
Por Marina Cardoso
Publicado em 13/07/2020 00:00:00 Atualizado em 13/07/2020 00:00:00Processos judiciais costumam ser longos e dispendiosos para ambas as partes. Neste cenário, a mediação dos conflitos tem sido apontada como um caminho eficaz para enfrentar esse desafio. Uma proposta é a do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais do Tribunal de Justiça do Rio, que trabalha na criação de uma plataforma de conciliação online para resolver os problemas de forma mais eficiente. A ferramenta promete resolver em até três horas conflitos entre clientes e operadoras na área de saúde complementar.
O projeto prevê tanto o usuário quanto seu advogado se cadastrem no sistema e recebam todas as informações relacionadas ao contrato. Dessa maneira, a interação com o sistema, baseado em inteligência artificial, servirá como parâmetro para entender o problema e da tomada de decisão. "A carência de informação já é imediatamente suprida com a identificação dos pontos reivindicados e o que apresenta o contrato", explica o desembargador Cesar Cury, presidente do Nupemec.
Porém, se o cliente não encontrar uma solução, o sistema admite uma negociação direta, online, com o representante da empresa. Mas se ainda não houver solução, há uma terceira fase — mediador online, que pode intervir para aproximar o diálogo. "Uma quarta etapa de atendimento presencial feito em ambiente extrajudicial e com a presença de um perito judicial. A perspectiva para um atendimento presencial é de até 48 horas", afirma Cury.
Será uma multiplataforma tanto para celular quanto para computador. "Trataremos no sistema de casos mais simples".