Idosa morre por covid-19 após receber alta supostamente curada
Família acredita que Rosa Neves, 92 anos, tenha sido contaminada durante a primeira internação
Por Meia Hora
Publicado em 25/07/2020 05:00:00 Atualizado em 25/07/2020 05:00:00Após receber alta do Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte, supostamente por estar curada da covid-19, Rosa Neves, de 92 anos, morreu, na última segunda-feira, em decorrência da doença. Depois de deixar a unidade de saúde, a idosa retornou, no dia 12 de julho, com tosse e febre, sintomas que tinha tido na primeira internação.
Ela foi transferida para o Hospital Municipal São José, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde também teve diagnóstico positivo para coronavírus. De acordo com a neta de dona Rosa, a jornalista Gabriella Telles, de 25 anos, a avó voltou para casa sem sintomas da enfermidade e eles apareceram cerca de cinco dias depois da alta hospitalar. Ela conta que a avó fez um teste sorológico, com resultado negativo, após sair da unidade de saúde.
"A minha família acredita que ela tenha contraído o vírus no hospital, na primeira internação, porque daria tempo de aparecerem os sintomas da covid-19. Acreditamos que ela tenha tido, anteriormente, uma pneumonia, que também já teve em outros momentos". Além de dona Rosa, o marido, dois filhos e o genro também testaram positivo para a doença. Ainda segundo Gabriella, por causa dos sintomas, a família preferiu levar a idosa novamente para o hospital Evandro Freire no dia 12 de julho. "Na terça-feira (14 de julho), ficamos sem notícias dela o dia inteiro, antes disso eles passavam um boletim simples por WhatsApp. Então, a minha madrinha Eliene (filha da dona Rosa) resolveu ir até o hospital e descobriu que ela tinha sido transferida".