Geral

Volta às aulas adiada

Reabertura das escolas particulares, prevista para segunda, fica para o dia 16

Por Rachel Siston

Publicado em 01/08/2020 00:00:00 Atualizado em 01/08/2020 00:00:00
Família Koritsky: problemas com ensino remoto, mas sem intenção de voltar às aulas presenciais

A prefeitura recuou e as escolas particulares não poderão receber os alunos nesta segunda-feira. Segundo o decreto que adiou a fase 6 da reabertura, elas só poderão reabrir no próximo dia 16, de forma facultativa.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio (Sinepe), Jose Carlos Portugal, ainda não é possível dizer se as aulas serão retomadas este ano. "O afastamento requerido diminui a quantidade de alunos em sala de aula e não há como comportar tantos subgrupos. Enquanto a vacina não chegar, a única solução será a alternância entre presencial e online".

A produtora de audiovisual Alcione Koritsky conta que a adaptação dos dois filhos ao ensino remoto foi desafiadora. O filho mais velho, Pedro, 16 anos, conseguiu se adequar, mas o caçula, Miguel, 10 anos, ainda tem dificuldades. Apesar disso, ela não pretende mandar os filhos para a escola agora. "Não mandaria. Acredito que é impossível o ambiente manter-se seguro, até pelo próprio comportamento de crianças e jovens. Será um grande erro. Liberarei a ida deles, após o controle da pandemia ou da liberação da vacina".

Escola da rede federal, o Colégio Pedro II anunciou que atividades remotas não vão substituir as presenciais. Segundo o reitor, Oscar Halac, as atividades remotas para educação básica, a partir de setembro, não substituirão as aulas presenciais. Haverá exceção apenas para os alunos do último ano do Ensino Médio, para garantir a eles os certificados de conclusão para acesso ao Ensino Superior.

Estudo lançado na quarta-feira pelo vereador Tarcísio Motta (Psol) mapeou e avaliou o entorno de mais de 1,5 mil escolas da rede municipal com o objetivo de demonstrar a urgência da política de monitoramento antes do retorno às aulas e planejar como garantir atendimento de saúde e assistência social.