Geral

Mudanças na praia

Quinta fase da flexibilização começa hoje e Crivella pede juízo à população

Por O Dia

Publicado em 01/08/2020 00:00:00 Atualizado em 01/08/2020 00:00:00
Marcelo Crivella alegou que a prefeitura não dá conta de fiscalizar toda a orla da Cidade do Rio

Começa hoje a quinta e penúltima fase de flexibilização das medidas de isolamento social no município do Rio. As principais mudanças são o horário de funcionamento estendido para shoppings, bares e restaurantes, a permissão do banho de mar (mas sem permanência na faixa de areia, que segue proibida) e o trabalho de ambulantes nas praias e praças. Segundo a prefeitura, os ambulantes poderão voltar a comercializar os produtos entre 7h e 18h nas areias. Está vedada, entretanto, a venda de bebidas alcoólicas tanto por ambulantes como nos quiosques da orla.

"Estamos restringindo a venda de bebida alcoólica justamente para diminuir o estímulo de qualquer pessoa que quiser permanecer na praia. E é preciso lembrar que está vedado o uso e o aluguel de guarda-sol e cadeiras na areia", afirmou a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.

Questionado a respeito de como será feita a fiscalização e o desrespeito frequente dos cariocas nas praias, o prefeito Marcelo Crivella pediu a conscientização da população. "Nós temos feito rondas em toda a orla. Mas contamos mesmo é com a consciência das pessoas. É muito importante que a gente evite aglomerações. Fica difícil fiscalizar porque são quilômetros de praias", pontuou ele.

Os bares e restaurantes da cidade poderão, a partir de hoje, ficarão abertos até 1h da manhã — antes, era até às 23h. Os shoppings também voltam a ter o horário de funcionamento de 10h às 22h, como antes da pandemia.