Mais Lidas

Simuladores tornam procedimentos cirúrgicos mais seguros

Os aparelhos revelam como a paciente ficará após a operação, antes mesmo dela se submeter à cirurgia

Simuladores são aliados em procedimentos cirúrgicos
Simuladores são aliados em procedimentos cirúrgicos -
Um dos fatores mais importantes em relação à cirurgia plástica é o grau de expectativa que o paciente tem em relação ao resultado. É preciso que a pessoa esteja ciente de que o pós-cirúrgico é individual, respeitando o conjunto corporal, ou seja, não adianta estar embasada no nariz da prima, no peito da amiga ou da atriz famosa. Contudo, a tecnologia associada à medicina tem sido uma grande aliada na simulação dos resultados de intervenção mesmo antes dela acontecer.

Com o avanço da tecnologia, o mercado vem apresentando vários simuladores que ajudam a planejar a cirurgia plástica. Entre eles está o Vectra XT 3 D , o Crisalix, entre outros nomes. Tanto um quanto outro captam imagens de alta qualidade. Em cima disso, o médico consegue, além de revelar o resultado após a operação em uma realidade mais próxima, realizar estudo e variações, que serão adaptadas conforme a necessidade de cada pessoa.

Segundo o cirurgião plástico Thiago Cavalcanti, o importante não é só ver como ficará o procedimento e sim o médico planejar a cirurgia antes dela acontecer, para alinhar a expectativa do paciente e mostrar que ficará bem como o corpo dela permite, além de avaliar as várias opções de tamanhos e formatos.

Com estes aparelhos é possível, por exemplo, simular prováveis resultados dos seios, rinoplastia, redefinição dos contornos corporais, cirurgias de aumento de volume ou diminuição de diferentes regiões da face, como queixo, bochechas e lipo de papada. No caso das mamas, por exemplo, é possível comparar vários cenários de implantes, com diferentes opções de tamanhos e formatos.

De acordo com Fernando Nakamura, também cirurgião plástico, os simuladores permitem que o médico e o paciente possam analisar em conjunto várias hipóteses de procedimentos cirúrgicos, escolhendo a que melhor se adapta às necessidades e expetativas da pessoa que vai ser submetida à operação.