Mais Lidas

Velhos problemas

Mesmo planejando o retorno às aulas, rede pública tem deficiências

Diretores de escolas privadas fizeram ato a favor do retorno
Diretores de escolas privadas fizeram ato a favor do retorno -

A Prefeitura do Rio começou, nesta semana, um treinamento para a retomada das aulas na rede municipal, que, por decreto do Governo do Estado, estão suspensas até o dia 20 de agosto. A preparação começou on-line na segunda-feira, mas passa a ser presencial na próxima semana, quando começa a adaptação das escolas às normas da Vigilância Sanitária.

Mas, o cronograma municipal foi alvo de críticas por parte dos sindicatos, que alegam não terem sido consultadas. Segundo o Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe), a Secretaria Municipal da Educação (SME) previa o retorno dos alunos para a segunda quinzena de agosto. Uma parte do treinamento proposto foi uma reunião com as direções das escolas. A SME apresentou um protocolo de retomada, mas membros do Grupo de Trabalho foram surpreendidos pelas datas para o retorno, sem prévio aviso.

"É chocante que a prefeitura esteja fazendo isso, pois a mesma se prontificou a debater com as diversas autoridades ali presentes a melhor forma de volta às aulas", disse o Sepe, em nota.

A decisão dos profissionais de educação é justificada por um relatório da CPI das escolas, na Câmara Municipal. O documento apontou problemas: "Falta de portas e tábuas sanitárias nos banheiros, falta de iluminação nos corredores; carga elétrica insuficiente para a utilização de ar condicionado; escassez de material de higiene; locais de armazenamento de alimentos inapropriados".