Mais Lidas

PM olavista é indicado por Braga Netto à Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura

André Porciuncula é capitão da Polícia Militar da Bahia

Governo nomeia PM olavista para a Secretaria de Fomento à Cultura
Governo nomeia PM olavista para a Secretaria de Fomento à Cultura -

O ministro da Casa Civil, general Braga Netto (foto), nomeou o policial militar André Porciuncula Alay Esteves para o cargo de secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura. O cargo é vinculado à Secretaria Especial de Cultura, sob o comando do ator Mário Frias, e do Ministério do Turismo.

André Porciuncula é capitão da Polícia Militar da Bahia e sócio de uma empresa de segurança predial com atuação em Salvador. Em suas redes sociais, ele dedica-se a exaltar o presidente Jair Bolsonaro e à defesa de temas caros ao chefe do Planalto. Também publica textos com menções elogiosas a Olavo de Carvalho, ideólogo do bolsonarismo.

Em um texto atribuído a André Porciunula e publicado em um blog sobre cultura, o PM afirma que, no Brasil, “qualquer bobalhão com pretensão intelectual logo se fantasia de ser ‘cult’”. “Não à toa, quando falamos da importância de preservamos a cultura, o típico homem oco de nossa época logo pensa em Caetano, Maria Gadu ou Chico Buarque. Isto se deve ao lastimável fato de que a cultura fora reduzida a um mero clichê, um estereótipo caricato de algum desses gentlemen vazios”.

Maurício Noblat Waissman também foi nomeado nesta sexta-feira, 7 para a Secretaria Especial de Cultura. Ele assumirá o cargo de secretário Nacional de Desenvolvimento Cultural. Waissman já teve cargo na pasta até março deste ano e foi demitido após a chegada de Regina Duarte à Secretaria Especial de Cultura.

Agora, ele volta à área também graças a uma canetada do general Braga Netto. Waissman é servidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Nas redes sociais, ele se autointitula “conservador e bolsonarista raiz”. Assim como André Porciuncula, também é seguidor de Olavo de Carvalho e publica textos e elogios ao filósofo em suas redes sociais. Olavo de Carvalho também divulga artigos escritos pelo analista judiciário baiano.