Mais Lidas

Advogadas vítimas de violência doméstica terão auxílio financeiro no Rio

Nesta sexta-feira, Lei Maria da Penha completa 14 anos

Advogadas vítimas de violência doméstica terão auxílio financeiro no Rio
Advogadas vítimas de violência doméstica terão auxílio financeiro no Rio -
Rio - No dia em que se completam 14 anos da sanção da Lei Maria da Penha, a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) criou o auxílio proteção à mulher advogada, um benefício de R$ 300 mensais pelo período de três meses que tem por objetivo atender as beneficiárias de medidas previstas na lei (ou cujo agressor tenha sido condenado em última instância).

“A criação deste auxílio, num dia tão importante como o de hoje, visa assistir aquelas advogadas que estão no que nós chamamos de ciclo de violência doméstica, e que muitas vezes cria uma situação de vulnerabilidade econômica e social. Infelizmente, o número de casos de violência contra a mulher continua crescendo, e é papel da Caarj assistir as advogadas”, explica a Diretora de Mulheres da OABRJ, Marisa Gaudio.

O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, lembrou que a valorização da mulher advogada é uma das prioridades da atual gestão da OABRJ.

“Uma das primeiras medidas que fizemos, assim que assumimos, no ano passado, foi alterar o nome da Caarj para Caixa da Assistência da Advocacia, em vez de Caixa de Assistência dos Advogados, para sinalizar bem a nossa preocupação em ter um olhar mais atento para as mulheres advogadas, que já são mais da metade da nossa categoria”, disse Ricardo Menezes.

O auxílio proteção à mulher advogada deverá ser formalizado através de requerimento destinado à presidência da Caarj, com modelo disponível no site da entidade (caarj.org.br).