Mais Lidas

Crivella divulga informações sobre aplicativo que vai demarcar lugares nas praias

Ideia é fazer testes durante a semana na Praia de Copacabana

Praia de Copacabana
Praia de Copacabana -
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e o superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, anunciaram nesta terça-feira novas informações sobre o projeto da prefeitura do aplicativo de marcação de lugar na areia da praia como forma de garantir o distanciamento e evitar aglomerações. O projeto piloto começará na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, em dias de semana, quando há um menor fluxo de pessoas.
"A gente tem a projeção de fazer um projeto piloto, principalmente na praia de Copacabana e começar de segunda a sexta porque tem o menor número de pessoas justamente para ver como vai ser o comportamento. Depende do comportamento da população, da adequação. Se o projeto realmente se mostrar com exito é fácil para a gente multiplicar em toda orla da cidade", informou Flávio Graça.
Segundo Graça, a prefeitura pretende instalar fitas e marcar quadrados nas praias, como as faixas usadas para delimitar quadras de esporte. As quadras serão um conjunto de quadrados. 
Flávio ainda ressaltou que a proposta limita o número de pessoas por quadrado, em cada espaço poderá ter até quatro pessoas.
"Cada quadrado comporta um grupo de quatro pessoas com tranquilidade, um grupo da mesma família que possa permanecer ali com uma certa segurança e mantendo o afastamento", reforçou.
De acordo com a proposta, de 20 a 30% dos quadrantes seriam disponibilizados de forma gratuita via aplicativo. Os outros 70% estariam na praia para as pessoas ocuparem "por ordem de chegada".
"As pessoas que chegarem vão poder ocupar aquele dispositivo. E quando ela não quiser mais usar, ela sai e dá lugar a outros. E uma parte vai poder alugar através do aplicativo", explicou Graça.
Segundo Crivella, com o uso do aplicativo haverá duas formas de ir a praia, reservando o espaço pelo aplicativo ou por ordem de chegada. 
"Tem duas maneiras de você ir pra praia, uma é ordem de chegada. quem chegar primeiro ocupa o quadro e a outra é fazer a reserva no aplicativo", falou o prefeito.