Mais Lidas

Papa Francisco pede que vacinas não fiquem apenas com ricos

'Seria triste se isso acontecesse', declara

Papa Francisco em audiência transmitida ao vivo da biblioteca do palácio apostólico no Vaticano
Papa Francisco em audiência transmitida ao vivo da biblioteca do palácio apostólico no Vaticano -
O papa Francisco voltou a falar nesta quarta-feira (19) sobre a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e afirmou que "seria triste" se a vacina contra a doença, quando descoberta, fosse dada prioritariamente para os ricos.

"Seria triste se, com a vacina para a Covid-19, se desse a prioridade para os mais ricos. Seria triste se essa vacina virasse propriedade dessa ou daquela nação, se não fosse universal para todos. E que escândalo seria se toda a assistência econômica que estamos observando se concentrasse a resgatar indústrias que não contribuem com a inclusão dos excluídos, à promoção dos últimos, ao bem comum ou ao cuidado com a criação", disse o Papa durante a audiência geral.

O Pontífice ainda destacou o avanço da Covid-19 nas populações mais vulneráveis e o aumento da desigualdade no mundo.

"A pandemia mostrou a difícil situação dos pobres e a grande desigualdade que reina no mundo. E o vírus, mesmo que não faça exceção entre as pessoas, encontrou, em seu caminho devastador, grandes desigualdades e discriminações. E ele as ampliou!", ressaltou.

Para o líder católico , a resposta para resolver a pandemia deve ser "dupla", sendo que "de um lado, é indispensável encontrar a cura para um vírus pequeno, mas tremendo, que colocou o mundo inteiro de joelhos" e "de outro, precisamos curar um outro grande vírus, o da injustiça social, da desigualdade de oportunidades, da marginalização e da falta de proteção das populações mais frágeis".

Até o momento, são mais de 160 vacinas em estudos contra o novo coronavírus, sendo que seis delas - e a polêmica vacina russa Sputnik V - estão na última fase de testes.
Papa Francisco AFP
Papa Francisco em audiência transmitida ao vivo da biblioteca do palácio apostólico no Vaticano Vaticano/ AFP