Mais Lidas

Brasil analisa 12 casos de reinfecção por Covid-19

Laboratório de Virologia da UFRJ busca sequenciamento genético de vírus para confirmar diagnósticos

Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ analisa sequenciamento genético do novo coronavírus
Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ analisa sequenciamento genético do novo coronavírus -

O caso de reinfecção pelo novo coronavírus, confirmado anteontem por cientistas de Hong Kong, acendeu o alerta em todo o mundo para a necessidade de manutenção das medidas protetivas mesmo em relação a pessoas que já tenham sido contaminadas pela covid-19. No Brasil, o DIA confirmou pelo menos 12 casos prováveis de reinfecção, que estão sendo analisados no Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ; no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo; e na Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto. Além desses, há outros casos em estudo na Fiocruz que podem entrar na lista.

Segundo o epidemiologista Amilcar Tanuri, da UFRJ, há quatro possíveis casos de reinfecção por covid-19 sendo analisados na universidade, todos de pessoas do Estado do Rio: "São casos suspeitos. Ainda estamos analisando, a partir do trabalho de sequenciamento genético dos vírus, que está em andamento", diz o pesquisador, que coordenada o Laboratório de Virologia Molecular.

Outros sete casos estão sendo estudados na Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que separou um ambulatório para acompanhar possíveis casos de reinfecção. Em nota, a unidade explica que os sintomas e testes positivos para covid-19 em dois períodos diferentes poderiam ser explicados pelos seguintes fatores: outra virose por um vírus diferente, mas que teria causado confusão pelo fato de a pessoa ainda ter fragmentos de novo coronavírus no organismo; pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade e posterior reativação; ou reinfecção.

Segundo o Hospital das Clínicas, "os pacientes estão sendo acompanhados com a realização eventual de exames, a fim de melhor entender essas hipóteses".

Já a Fiocruz informou que "tem desenvolvido pesquisas entorno da reinfecção por covid-19, ainda em andamento e sem dados conclusivos. Assim que os resultados forem obtidos e publicados, de forma segura, a instituição irá divulgá-los".

Evidência em Ribeirão Preto

Professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, Fernando Rodrigues afirma que há evidências de reinfecção em um caso analisado na cidade. É o de uma técnica de enfermagem do município, que testou positivo para a covid-19 em dois momentos, nos meses de maio e junho. Embora não tenha havido um teste negativo entre os diagnósticos positivos, o professor acredita que tenha sido caso de reinfecção:
"Há relatos de pacientes que se curaram da covid-19, mas testam positivo por terem fragmentos do vírus ainda no corpo. Porém, nesses casos, não há retorno dos sintomas nem transmissão para outras pessoas. No caso da enfermeira, os sintomas reapareceram e há suspeita de que ela tenha contaminado pessoas nas duas ocasiões".
Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ analisa sequenciamento genético do novo coronavírus Estefan Radovicz
Pesquisadores da Fiocruz Reprodução Facebook