Domingo de sol e desrespeito
Banhistas insistem em permanecer nas areias
Por Anderson Justino
Publicado em 03/08/2020 00:00:00 Atualizado em 03/08/2020 00:00:00O primeiro domingo com mais uma fase das medidas de flexibilização, chamada de fase cinco pela Prefeitura do Rio, foi marcado por cenas de desrespeito nas praias da Zona Sul carioca. Descumprindo as medidas de prevenção do novo coronavírus, centenas de banhistas insistiam em permanecer nas areias das praias. Na Zona Norte, houve o inverso. No maior parque a céu aberto do subúrbio, o Parque Madureira, famílias se reuniram para aproveitar um dia sol. Os piqueniques eram feitos respeitando o distanciamento social.
Entre o Arpoador e Leblon, por exemplo, agentes da Guarda Municipal do Rio aplicavam multas em quem não cumpria as regras. Na última sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella liberou as praias da capital fluminense apenas para o banho do mar. A permanência na areia segue proibida. E muitos insistiam em ficar sem máscara.
Houve movimentação também na Lagoa Rodrigo de Freitas. Muita gente aproveitou o dia de sol para o passeio com a família. Os tradicionais pedalinhos funcionaram com limitação de pessoas por embarcação. Apesar do risco de contaminação, o domingo de sol quente foi um atrativo para a prática de esportes.
No Parque Madureira, a permanência das famílias no local era de acordo com as novas regras: manter o distanciamento social, evitar pontos de aglomerações e usar máscaras de proteção. Quem comemorou o retorno das atividades no parque foram os comerciantes e ambulantes.
Nessa nova fase, o acesso ao parque segue limitado. O funcionamento é de 6h até 20h, antes era até 22h.