Geral

Temor de 2ª onda

Números no Rio caem, mas previsão é de 1 mil mortes por dia no país, por 1 mês e meio

Por MARINA CARDOSO

Publicado em 10/08/2020 00:00:00 Atualizado em 10/08/2020 00:00:00
Sem medo da covid-19, cariocas lotaram areia e orla e, muitos, sem máscaras. Aglomeração não é recomendada

O Ministério da Saúde informa: no Brasil, 101.049 mortes; no Estado do Rio, 14.080. Números inquestionáveis daqueles que perderam a vida por conta da pandemia e que preocupam especialistas, que temem uma segunda onda de casos. E mesmo com o alto número de infecções, as pessoas continuam se aglomerando em praias e bares.

Após cinco meses do início da pandemia no Brasil, pelo menos 12 estados começam a apresentar queda no número de novos casos. Na Região Sudeste, os destaques são Rio (178.850) e Espírito Santo (91.791), onde a taxa de contágio vem diminuindo. Por outro lado, Minas Gerais voltou a ligar o sinal de alerta, após aumento de infectados para 153.927. São Paulo, que tem o maior número de infectados (627.126), mantém-se estável. Outros dez estados também já sentem uma redução nos registros: Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe.

A situação começou a piorar na Região Sul no último final de semana. Não por acaso, o governo do Rio Grande do Sul, que tem 83 mil casos, colocou bandeira vermelha em 12 regiões por conta dos altos índices de contaminação. A capital, Porto Alegre, é considerada uma das cidades que apresentaram piora e já é vista como um dos epicentros. O mesmo acontece em Santa Catarina (105 mil), que, inclusive, chegou a comemorar a redução de casos com a flexibilização do isolamento social. Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul é o que apresenta um indício de aumento (31.344 casos).