Geral

Geral enquadrado

Prefeitura vai começar em Copacabana a demarcação de quadrantes na areia

Por O Dia

Publicado em 12/08/2020 00:00:00 Atualizado em 20/08/2020 18:44:55
Do Leme ao Arpoador, as praias lotaram ontem: extensão das areias pode ser empecilho à demarcação

A praia, que para o carioca sempre foi um programa que desce redondo, no novo normal será marcada por quadrados. A limitação de espaços visando a evitar aglomerações começará em Copacabana, ainda sem data definida, segundo diretrizes apresentadas ontem pelo prefeito Marcelo Crivella e pelo superintendente de projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça. Em julho, Crivella afirmou que as praias seriam liberadas apenas quando houvesse vacina para a Covid-19.

Os quadrados, ou melhor, quadrantes, serão demarcados com fitas na areia e poderão ser ocupados por até quatro pessoas da mesma família. Reservas poderão ser feitas por aplicativo de celular, responderão por 30% da área, e serão gratuitas apenas para moradores da capital. Os demais espaços devem respeitar a ordem de chegada. Haverá a possibilidade de aluguel pelo aplicativo, mas a prefeitura não entrou em detalhes.

Segundo Flávio Graça, empresas parceiras da prefeitura serão encarregadas de custear a demarcação dos quadrantes com fitas, que serão colocadas pela manhã e retiradas à noite. 

"Temos a projeção de fazer um projeto piloto na Praia de Copacabana, de segunda a sexta, quando tem menor fluxo de pessoas, para ver o comportamento da população. Se o projeto tiver sucesso, é fácil para multiplicarmos em toda a orla da cidade", explica. Graça disse que ambulantes poderão circular por corredores entre os quadrantes, mas não deu detalhes.