Geral

Incentivo para os jovens

Projeto da Prefeitura oferece capacitação para entrar no mercado

Por Marina Cardoso

Publicado em 24/08/2020 05:00:00 Atualizado em 24/08/2020 05:00:00
No Camp Mangueira, interessados ingressam no mercado pelo programa Jovem Aprendiz

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma onda de pessimismo para quem busca uma oportunidade de emprego. Com a crise que o Brasil enfrenta, vagas foram fechadas e trabalhadores acabaram dispensados. Além de esbarrar com a falta de oportunidades, quem sonha em entrar pela primeira vez no mercado de trabalho tem dificuldade maior pela falta de experiência. Iniciativas tentam amenizar o problema capacitando jovens para conseguir o primeiro emprego.

A mais recente delas é a criação do projeto 'Portal Rio Jovem', da prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Coordenadoria de Economia Criativa e Juventude. O programa tem o objetivo de levar emprego, capacitação e cultura para a população jovem do município, além de servir como forma de mapeamento socioeconômico e democratização do acesso a políticas públicas.

Em setembro, haverá atendimento presencial em mais de 20 bairros, uma vez por quinzena, para os jovens que não dispõem de Internet ou tiverem dificuldades em preencher inscrições.

Para fazer a inscrição no programa, o interessado deve enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o telefone (21) 99952-7737. Após primeiro contato, o candidato vai receber link para preencher um formulário. Feito o cadastro, as equipes farão o georreferenciamento dos perfis, para tentar encontrar oportunidades mais próximas ao endereço do interessado, e avaliação de compatibilidade de vagas para os jovens. Todo o contato será feito pelo aplicativo, com o envio de mensagens de todas as oportunidades de processos seletivos de emprego e aprendiz compatíveis com o seu perfil.