Mais Lidas

Projeto de lei propõe auxílio financeiro para pessoas que necessitam de cuidador

Idosos ou aposentados por invalidez que precisam de terceiros para realizar as atividades diárias podem ser beneficiados, caso a medida seja aprovada na Alerj

Deputada Rosane Felix
Deputada Rosane Felix -
Idosos, pessoas com deficiência ou aposentadas por invalidez que necessitam de terceiros para a realização de atividades diárias poderão receber um auxílio financeiro mensal no estado do Rio. A proposta da deputada Rosane Felix está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
O texto proposto estabelece que o valor do chamado auxílio cuidador será referente a faixa I do piso salarial no estado, e virá do Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP).
De acordo com o texto do projeto de lei, terão direito ao auxílio cuidador, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou aposentada por invalidez, que tenham renda inferior a quatro salários mínimos e que apresentem um laudo médico que ateste a necessidade de um cuidador.
"São muitas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas, portadoras de deficiência e aposentadas por invalidez. Não apenas na questão financeira, mas dificuldades de inclusão social. Por isso, a importância da aprovação do projeto de lei para auxílio cuidador e sua regulamentação pelo governo estadual. É uma forma de melhorar a assistência, proteção e integração social dessas pessoas", defendeu Rosane, presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso na Alerj.