Mais Lidas

Preocupação! Estado do Rio ainda não tem dinheiro para fechar folha salarial de 2020

Equipe econômica do governo busca uma forma de obter receita para pagar salários dos últimos meses para o funcionalismo

Cláudio Castro se reuniu na última segunda-feira com o secretário; ele e Mercês irão a Brasília esses dias
Cláudio Castro se reuniu na última segunda-feira com o secretário; ele e Mercês irão a Brasília esses dias -
Enquanto avança com tratativas mais ‘brandas’ com a União para a renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o governo do Rio também busca uma forma de conseguir recursos suficientes para pagar o funcionalismo no fim deste ano. Até o momento, o cenário é o mesmo do relatado pelo secretário de Fazenda, Guilherme Mercês, semana passada à coluna do Servidor, de O Dia: não há previsão da receita necessária para garantir, agora, as últimas folhas salariais, incluindo o 13º.
“O quadro é o mesmo”, afirmou na última terça-feira o titular da pasta, que está programando uma agenda em Brasília junto com o governador em exercício, Cláudio Castro. O compromisso na capital federal tem como principal objetivo obter o aval do presidente Jair Bolsonaro à continuidade do estado no acordo de recuperação fiscal.
Somado a isso, o governo do Rio e de estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul tentam acelerar a votação na Câmara dos Deputados e no Senado de uma nova recuperação fiscal.
Influência política nas negociações
O diálogo com o governo federal foi retomado logo após o afastamento de Wilson Witzel do governo, por determinação judicial, na última sexta-feira. Na verdade, Cláudio Castro já vinha conversando com a família Bolsonaro desde o início do processo de impeachment de Witzel na Alerj.
Na segunda, o governador em exercício comemorou, nas redes sociais, uma ligação do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) para tratar da recuperação fiscal. Antes, o embate político entre Jair Bolsonaro e Witzel estava claramente influenciando as negociações do Estado do Rio com o Ministério da Economia.
Além da prorrogação do RRF do Rio, o governo estadual espera a aprovação, no Congresso, do PLP 101, que amplia o regime para 10 anos.