Mais Lidas

Suspense na Câmara! Vereadores decidem se abrem processo de impeachment contra Crivella

Escândalo dos 'guardiões' não caiu nada bem

Crivella saberá hoje o que pensa a maioria dos 50 vereadores sobre o pedido de abertura de impeachment
Crivella saberá hoje o que pensa a maioria dos 50 vereadores sobre o pedido de abertura de impeachment -

A Câmara Municipal do Rio decide hoje se abre processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) por suposto crime de improbidade administrativa. O pedido foi protocolado pela deputada estadual Renata Souza (PSOL) como reposta à denúncia veiculada pela TV Globo de que grupos organizados de servidores municipais são pagos pela prefeitura para constranger o trabalho da imprensa e intimidar pacientes que ão entrevistas na porta das unidades de saúde do município. O caso ficou conhecido como 'Guardiões do Crivella'.

A votação do pedido de pedido de impeachment está marcada para as 15h, e a decisão será por maioria simples de votos. No total, 50 vereadores estão aptos a votar. A exceção fica por conta do presidente da Casa, Jorge Felippe (DEM), que está na linha sucessória para assumir a prefeitura caso Crivella tenha o mandato cassado.

Segundo a Câmara Municipal, caso o pedido de impeachment seja aprovado, haverá sorteio, ainda na sessão de hoje, para a escolha de três vereadores para compor uma Comissão Processante, que, num prazo de cinco dias, deve intimar o prefeito para que apresente sua defesa num prazo de 10 dias. Caso o processo de impeachment seja aprovado, em 90 dias haverá uma decisão final.

Já o Ministério Público (MPRJ) instaurou inquérito civil para investigar supostos atos de improbidade administrativa pelo prefeito. O MPRJ quer que ele esclareça a atividade realizada pelos agentes públicos citados nas reportagens. E a Polícia Civil disse que testemunhas estão sendo convocadas para prestar depoimentos.