Mais Lidas

Barcas do Rio de Janeiro já começam a aceitar pagamentos por aproximação

Portadores dos cartões Mastercard podem utilizar a tecnologia

Barca
Barca -
Já é possível utilizar os cartões Mastercard e outros dispositivos com tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) para realizar a validação da passagem do transporte aquaviário nas estações Praça Arariboia, em Niterói, e Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. O valor é debitado diretamente da fatura do cartão ou da conta corrente dos passageiros ao final do dia. A iniciativa faz parte de um projeto piloto realizado na Cidade Maravilhosa para aprimorar a experiência do usuário, promovendo mais segurança e agilidade na hora de pagar a passagem do modal.

“Assim como as demais empresas do Grupo CCR, a CCR Barcas tem a segurança e o conforto dos usuários como valores essenciais. A implementação desse serviço vem transformando a experiência dos passageiros das barcas”, conta João Daniel Marques da Silva, diretor-presidente da CCR Barcas.

Além de disponibilizar novos métodos de pagamento com os cartões habilitados para pagamento por aproximação, a tecnologia também permite ao usuário utilizar carteiras digitais por meio de smartphones, pulseiras de pagamento e smartwatches habilitados com tecnologia NFC (Comunicação de Campo Próximo, na sigla em inglês).

Essa nova funcionalidade contribui para a modernização dos pagamentos no transporte público, oferecendo maior conveniência e flexibilidade para os usuários. Os consumidores que usam os pagamentos por aproximação adoram a tecnologia porque ela proporciona tranquilidade e economiza tempo - é 10 vezes mais rápida do que os métodos tradicionais de pagamento.

Pagamentos por aproximação no transporte público

Em 2017, a Mastercard implantou o primeiro projeto de pagamento por aproximação no transporte público do Brasil, no sistema de trens do Rio de Janeiro, em parceria com a SuperVia. Essa iniciativa permite aos usuários do transporte público utilizarem cartões de crédito, débito, pré-pago (com tecnologia de pagamento por aproximação) e cartões registrados em carteiras digitais de celulares para pagar suas passagens diretamente nas catracas.

Além do Brasil, a Mastercard e seus parceiros estão permitindo que os usuários de mais de 80 cidades em todo o mundo paguem sua viagem de trem ou ônibus simplesmente tocando seu cartão ou passando seu smartphone. Nova York também já iniciou no final de maio a implantação da aceitação de cartões nas catracas do metrô.

Website: https://newsroom.mastercard com/latin-america/pt-br/