Mais Lidas

Freixo confirma que não vai se candidatar à Prefeitura do Rio

Mesmo após oficialização de Renata Souza como nome do Psol, deputado admitiu a possibilidade de participar do pleito

Freixo e a candidata do Psol, Renata Souza
Freixo e a candidata do Psol, Renata Souza -
O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) não será candidato a Prefeito do Rio nas próximas eleições. Apesar de ter admitido a possibilidade de concorrer, após abaixo-assinado pedindo para que ele não desistisse da candidatura, o político deixou claro, neste sábado, por meio das redes sociais, que não estará no pleito.

"Agradeço o abaixo-assinado feito pela sociedade civil pedindo que eu recuasse da minha decisão de não concorrer à prefeitura. Sempre estarei aberto ao diálogo para construir alianças para derrotar o bolsonarismo", apontou ele, em suas redes sociais.

Ao reiterar que não será candidato, Freixo ainda garantiu o seu total apoio à Renata Souza, oficializada candidata do partido em convenção no último dia 3.

"A candidata do Psol à Prefeitura do Rio é Renata Souza. Nós trabalhamos juntos por 10 anos na Assembleia Legislativa. Ela foi a nossa candidata a deputada estadual em 2018. E após minha ida para o Congresso, fizemos juntos a transição para que ela assumisse a a Comissão de Direitos Humanos", escreveu.

LEIA MAIS: Pros, PDT, PSL e PMB oficializam candidatos à Prefeitura do Rio neste sábado

Por fim, o deputado pediu a mobilização em torno do nome escolhido pelo Psol.

"Agora, chamo a todos que se mobilizaram nesse manifesto a somarem esforços para fortalecer a campanha de Renata a prefeita do Rio, assim como eu tenho me dedicado desde o início da sua escolha", finalizou.

Renata Souza também fez publicação nas redes sociais reafirmando seu nome.

"Sou Renata Souza, tenho nome e sobrenome. Sou pré-candidata confirmada em Convenção Eleitoral pelo Psol-RJ. Vou disputar o Rio de Janeiro com esperança, ousadia, firmeza, brilho nos olhos e com a certeza de que venceremos o ódio e a velha política", escreveu.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 

"A cabeça pensa onde os pés pisam" Sou Renata Souza, tenho nome e sobrenome. Sou pré-candidata confirmada em Convenção Eleitoral pelo PSOL-RJ. Vou disputar o Rio de Janeiro com esperança, ousadia, firmeza, brilho nos olhos e com a certeza de que venceremos o ódio e a velha política. Nos meus 38 anos de vida pisei no chão da favela. Vivo a vida a partir desse chão, solo que me constituiu e me fez forte em todas as dificuldades. Como a maior parte da população carioca, sobrevivi aos desmandos dos últimos governos, sobrevivi a política de morte e de militarização. E é desse chão que tiro força para seguir. Da força dos quilombos urbanos, dos negros, dos favelados, da força da minha mãe, do meu avô que construiu a rua onde nasci e me criei, de tanta gente que deseja um mundo melhor, mas tem seus sonhos negados e violentados por uma realidade cruel e por uma política desumana. Tenho uma grande responsabilidade nessas eleições: a urgência da luta pela vida. Minha pré-candidatura cumpre um papel com o rosto, o corpo e a disposição de uma mulher preta, feminista, favelada com responsabilidade coletiva. Nossos passos vem de longe e seguem firmes. Vem com a gente construir um Rio de Gente!  #RiodeGente #RiodeJaneiro #LuteComUmaPreta

A post shared by Renata Souza (@renatasouzario) on