Mais Lidas

PF investiga fazendeiros pela destruição de ampla área no Pantanal

Agentes buscam evidências que sustentem o envolvimento dos ruralistas com o início dos incêndios

Desde o início do ano, mais de dois milhões de hectares do bioma já foram consumidos
Desde o início do ano, mais de dois milhões de hectares do bioma já foram consumidos -
A Polícia Federal (PF) está investigando cinco fazendeiros da região de Corumbá pelos incêndios que destruíram cerca de 25 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul, segundo o G1.

Um dos fazendeiros foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições. Os policiais encontraram duas pistolas, um revólver, 108 munições de uso permitido e 44 de uso restrito. A prisão aconteceu na última segunda-feira (14) durante cumprimento de mandado de busca e apreensão da operação Maitáá.

De acordo com o delegado Alan Givigi, "as investigações indicam que o fogo tenha sido colocado para depois transformar em pastagem."

"São 5 fazendas , cada um com um dono diferente", informou o delegado. “São fazendas em locais inóspitos, é difícil que esses focos tenham ocorrido de forma acidental".

Os agentes da operação Maitáá buscam evidências que sustentem o envolvimento dos fazendeiros com o início dos incêndios.

"Estamos buscando celulares e documentos como o comprovante de venda de gado. Porque se esses produtores colocaram fogo no pasto, eles tiveram que tirar o gado antes”, explica Givigi.

Os suspeitos poderão responder por crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a unidades de conservação, incêndio e poluição. Somadas, essas penas podem ultrapassar 15 anos de prisão.