Mais Lidas

Impasse continua na perícia

Instituto e médicos divergem sobre volta dos exames

O impasse entre INSS e médicos para retomada de perícias nas agências segue sem perspectiva de solução. De um lado, o presidente do instituto, Leonardo Rolim, garantiu ontem que exames voltam a ser feitos hoje em postos vistoriados, do outro a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) avisa que perícias não serão feitas enquanto as reivindicações não forem resolvidas. Enquanto isso, segurados ficam sem saber o que fazer e quando serão atendidos.

Na última segunda-feira, o INSS voltou ao atendimento presencial gradual suspenso devido à pandemia. Mas os peritos não retomaram, alegando pendências nos postos que poderiam expor servidores e segurados.

Ontem, Rolim informou que vistoriou agências em todo o país. Segundo ele, pelo menos 151 unidades foram visitadas e estariam aptas ao retorno. No Rio, a vistoria começa hoje. A associação disse que não foi chamada para ir às vistorias. O INSS do Rio informou que os representantes foram convidados para novas inspeções.

A ANMP cobra medidas de segurança sanitária para adequação das unidades. A associação classificou as vistorias como "visitação política". Já o INSS alega que as reivindicações de melhorias não teriam a ver com risco de contaminação. O vice-presidente da ANMP, Francisco Cardoso, rebateu: "Não há como separar a falta de estrutura para atender no meio de uma pandemia das reivindicações mais antigas, como falta de ventilação em várias agências, falta de sabão, pias, latas de lixo e limpeza adequada", enumera.

Comentários