Mais Lidas

Plano para o Carnaval

Grupo de trabalho vai buscar alternativas para a celebração

Blocos, vereadores e escolas de samba debateram com a Riotur
Blocos, vereadores e escolas de samba debateram com a Riotur -

A Comissão Especial de Carnaval da Câmara dos Vereadores realizou ontem uma audiência pública virtual com a Riotur, ligas de blocos de rua e algumas escolas de samba do Grupo Especial sobre o futuro da festa em 2021.

A proposta é a criação, nos próximos dias, de um grupo de trabalho para elaborar um plano emergencial. O presidente da comissão, vereador Tarcísio Motta (PSOL) ressaltou que há dois níveis de emergência: a garantia da sobrevivência dos trabalhadores do Carnaval e o futuro da festa — se vai ocorrer numa nova data, além da necessidade de uma celebração simbólica.

"Estou espantado com o fato de a Riotur não ter nada de mais concreto para apresentar", afirmou Tarcísio. Ele anunciou a elaboração do plano emergencial até 5 de novembro, a cem dias do Carnaval, quando haverá nova audiência para discuti-lo; e a de editais de premiação de expressões da festa que contribuam para a sobrevivência das agremiações, das escolas e dos trabalhadores e artistas do setor.

O grupo de trabalho será composto por representantes da sociedade civil, prefeitura e da comissão especial. "Será um espaço para debatermos e encaminhar aos órgãos competentes uma proposta concreta", destacou. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) não participou da audiência.

A comissão pedirá esclarecimentos sobre o novo caderno de encargos do Carnaval e possíveis pendências de pagamentos de patrocínios aos blocos.

Comentários