Mais Lidas

Analista de mídias sociais, Cassio Pastrana fala sobre a nova função Reels do Instagram

Com recurso semelhante ao Tik Tok, o Instagram anuncia a nova função de vídeos curtos

 Cassio Pastrana
Cassio Pastrana -
O Instagram é uma das redes sociais bastante utilizadas para compartilhar fotos e vídeos em proporções diferentes. Prático, simples e divertido, se popularizou rapidamente pelo mundo. Além de nos apresentar os Stories, uma ferramenta inovadora do aplicativo, que disponibiliza outros formatos de uso como perguntas, enquetes, vídeos, músicas e agora, em tempos de pandemia, o Apoie as pequenas empresas.

Lançado em 2010, desde 2012, após ser comprado pelo Facebook, veio desenvolvendo essas e demais inovações que incrementam o seu uso. Em 2018 foi lançado o IGTV, em 2019 o Instagram Cenas e em 2020 chega a mais nova atualização: a função Reels, recurso semelhante encontrado no Tik Tok. A nova ferramenta já caiu nas graças dos usuários. Além do Brasil, o Reels também está disponível na França e Alemanha.

Os usuários poderão gravar vídeos de até 15 segundos usando áudios, efeitos, dublagens e várias sequências de takes. “O recurso está em fase experimental e é uma evolução do Cenas que esteve em teste exclusivamente no Brasil” diz Cassio. Os conteúdos poderão ser compartilhados no Feed, Direct, Stories e no Explorar, dessa forma os usuários terão um alcance maior nas suas publicações.

“O menu de recursos de edição ainda disponibiliza efeitos de realidade aumentada como o filtro de tela verde, carrossel de efeitos padrão stories, temporizador, contagem regressiva para o início da gravação e mudança de velocidade para acelerar ou deixar as imagens em câmera lenta. Assim, os artistas podem ter novas formas de se comunicar com o público via Instagram e migrar conteúdos já posicionados em outras redes sociais com uma cara nova, inteligente e engajada”. Complementa Cassio.

O Instagram afirma que está entusiasmado por testar uma nova versão do Reels em novos países e em ver o que a comunidade está criando. Mesmo em fase de testes, a nova ferramenta será aprimorada de acordo com o feedback dos usuários e poderá mudar a forma de como foi selecionada à medida que for expandida. Os vídeos podem ser publicados nos Stories e desaparecerão após 24 horas.

Como já mencionado acima, o Reels também estará disponível no Explorar e dessa forma, será um caminho para descobrir outros comediantes, tendências de dança ou beleza. Um novo formato para apresentar novas experiências e conteúdos digitais divertidos e culturalmente relevantes. Além do mais, você poderá ver alguns Reels com o rótulo “Em destaque”, a curadoria do Instagram fará uma seleção de vídeos para ajudar usuários a descobrir conteúdos originais.