Mais Lidas

Prova de vida é adiada

Aposentados, inclusive servidores, e pensionistas, devem ficar atentos

Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos: o prazo final para fazer o recadastramento anual, a chamada prova de vida, foi adiado para 31 de outubro por conta da pandemia. A exigência é prevista em lei e determina que, além dos beneficiários do INSS, servidores aposentados e anistiados também comprovem que estão vivos. O segurado que não fizer o recadastramento corre o risco de ter o benefício suspenso.

A comprovação anual é feita no mês do aniversário do segurado, ou em 12 meses passados da última prova, no banco onde recebe o benefício. Para isso, basta apresentar um documento de identificação com foto, como identidade, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação. Atenção: não é preciso ir ao posto do INSS.

Quem não tem como sair de casa por motivo de saúde, pode ser representado por um procurador, que precisa ir a uma agência da Previdência Social com um atestado médico emitido há menos de 30 dias e uma procuração registrada em cartório.

De acordo com a página do INSS na internet, algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para fazer a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento. Esse procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Os bancos comunicam os beneficiários sobre a comprovação por mensagens disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites. O segurado que recebe o benefício há menos de 12 meses — aqueles que tiveram benefício aprovado recentemente — ainda não precisam fazer o recadastramento.

Atendimento especial

Já os segurados que têm mais de 80 anos ou estão debilitados terão atendimento especial. O procedimento é realizado por um servidor do INSS. O agendamento é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Para acessar o serviço é preciso ter login e senha. Ao entrar na conta, o segurado deve ir até a opção "Agendamentos/Solicitações" e "Novo Requerimento".

Comentários