Geral

Com sabor de crise! Comércio e consumidores se preparam para entrega de doces domingo que vem

Preparativos para o dia de Cosme e Damião já começaram

Por Anderson Justino

Publicado em 20/09/2020 06:00:00 Atualizado em 20/09/2020 06:00:00
Lojas de doces do Mercadão de Madureira, na Zona Norte, registraram alta de movimento ontem

O comércio e os seguidores da tradição de distribuir doces no dia de Cosme e Damião começaram os preparativos para a data, no próximo domingo. No último sábado, em Madureira, a movimentação dos consumidores era grande.

Apesar das recomendações das autoridades de saúde, as ruas estavam cheias. Nas lojas, consumidores precisavam seguir a risca as regras e manter o distanciamento social durante as compras. "Sabemos dos riscos, mas não podemos deixar a tradição ser apagada. Sabemos que as crianças podem levar o vírus para casa, por isso vamos tomar todo cuidado na distribuição e evitar aglomerações", disse Gisele Rocha, moradora de Ricardo de Albuquerque.

O vendedor Ricardo Pinai, 47 anos, morador de Piedade, foi às compras com a família. Ele concorda que a tradição não pode ser esquecida. "É um cenário diferente. A gente vai seguir as recomendações dos órgãos de saúde, higienizar os saquinhos antes da distribuição e evitar aglomerações. As crianças esperam todos os anos por esse momento, não podem decepcioná-las", diz.

Apesar da queda nas vendas em comparação ao ano passado, a procura foi grande. Rodrigo Garanito, gerente da loja de doces Big 2000, em Madureira, comemorou. "A gente acreditava que esse ano já estava perdido, mas graças Deus tudo mudou. Antes, a gente via família de cinco até dez pessoas aqui na loja, hoje no máximo duas ou três" conta.

TRADIÇÃO INTERROMPIDA

No Pechincha, um morador da Rua Ana Silva, vai quebrar a tradição de 35 anos distribuindo doces no Cosme e Damião para evitar aglomeração. Uma faixa estendida na porta do imóvel avisando o cancelamento chamou a atenção de quem passava pelo local.

Questionada, a prefeitura do Rio explicou que "as atividades religiosas externa devem seguir todas as medidas obrigatórias de prevenção e combate à Covid-19, como o distanciamento de dois metros entre as pessoas, uso obrigatório de máscaras, além de controle para evitar aglomeração.