Notícia falsa rebatida no Zap
Parceria com o aplicativo permitirá denúncias de irregularidades
Por MH
Publicado em 01/10/2020 00:00:00 Atualizado em 01/10/2020 00:00:00O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou ontem uma parceria com o WhatsApp para enviar informações diretamente aos eleitores durante as eleições municipais deste ano.
Pela parceria, o aplicativo permitirá que o TSE envie mensagens sobre cuidados sanitários e, principalmente, para rebater informações falsas, durante a campanha, para eleitores que se cadastrarem nas ferramentas do tribunal.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o objetivo principal é "enfrentar comportamentos inautênticos e coordenados". O ministro acrescentou que a Justiça Eleitoral trabalha para "eliminar essa circulação do mal, das notícias falsas, das manifestações de ódio, das campanhas de desinformação", porém o tribunal não deverá fazer controle prévio do conteúdo das mensagens. "Só por exceção se fará controle de conteúdo", afirmou.
O WhatsApp também criou um canal de comunicação específico para receber denúncias sobre contas suspeitas de fazerem disparos em massa de mensagens, prática que é vedada pelo aplicativo e pela legislação eleitoral.
Segundo a plataforma de mensagens, cada denúncia recebida deverá ser alvo de apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram as políticas do aplicativo e precisam ser banidas.