Mais Lidas

Tribunal que vai julgar impeachment de Witzel se reunirá pela primeira vez nesta quinta-feira

Primeira sessão do colegiado vai escolher o relator, além de definir o rito do processo

Primeira sessão acontecerá na tarde desta quinta-feira
Primeira sessão acontecerá na tarde desta quinta-feira -
O tribunal misto que vai julgar o impeachmet do governador afastado Wilson Witzel (PSC) vai se reunir pela primeira vez na tarde desta quinta-feira. Na primeira sessão do colegiado, que acontecerá na sede do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), no Centro do Rio, os cinco desembargadores do (TJRJ) e os cinco deputados estaduais eleitos vão escolher o relator, além de definir o rito do processo.
O tribunal é presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Claudio de Mello Tavares, e terá 120 dias para decidir sobre o futuro de Witzel. 
Veja os integrantes do colegiado:
DESEMBARGADORES
1. Teresa de Andrade Castro Neves
2. José Carlos Maldonado de Carvalho
3. Maria da Glória Bandeira de Mello
4. Fernando Foch de Lemos Arogony da Silva
5. Inês da Trindade Chaves de Melo.
DEPUTADOS 
1. Alexandre Freitas (Novo)
2. Chico Machado (PSD)
3. Waldeck Carneiro (PT)
4. Dani Monteiro (Psol)
5. Carlos Macedo (Republicanos)
Depois da apresentação do relatório final do processo, cada integrante do tribunal terá direito a um voto no julgamento. Para cassar o mandato de Witzel, caso o documento peça pelo seu afastamento, serão necessários sete votos do colegiado.
Witzel está sendo julgado pelo crime de responsabilidade, após decisão unânime da Assembleia Legislativa (Alerj) autorizar a abertura de processo de impeachment. Ele foi denunciado duas vezes pelo Ministério Público Federal (MPF) por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.